Jovem Aprendiz: Descubra os Benefícios e Passo a Passo para Realizar a Inscrição

Escrito por Adriana Barbosa em

 

 

 

 

 

O Jovem Aprendiz é um dos programas mais importantes criados pelo Governo Federal, cujo objetivo é capacitar jovens brasileiros com idade entre 14 e 24 anos para que eles possam ingressar no mercado de trabalho mais facilmente.

Além disso, a iniciativa conta com muitas empresas parceiras e aqueles que conseguem ocupar um cargo de aprendiz podem receber uma remuneração mensal. Além disso, diversos benefícios trabalhistas garantidos pela assinatura da carteira de trabalho.

Já em relação às inscrições, a grande maioria das empresas solicitam o envio do currículo de forma online. Contudo, para saber com maiores detalhes como funciona o programa e como participar, acompanhe nosso conteúdo até o fim.

O que é e como funciona o programa de aprendizagem

O Jovem Aprendiz é um programa governamental que foi aprovado em 2000 e regulamentado em 2005, tendo a Lei da Aprendizagem como base. Ou seja, é a lei responsável por determinar todas as regras da iniciativa.

Hoje qualquer empresa de médio ou grande porte precisa ter em sua composição entre 5% e 15% de aprendizes. Que por sua vez terão a oportunidade de aprender uma profissão na prática e adquirir experiência profissional. Todavia, é uma ótima oportunidade aos iniciantes no mercado. Que em muitos casos, tem dificuldade de encontrar seu primeiro emprego por falta de qualificação, cursos qualificados.

Os participantes podem permanecer no cargo por um período máximo de dois anos. Ainda assim, em alguns locais oferecem oportunidade de efetivação após o fim do contrato. Além disso, os aprendizes têm acesso a um curso de capacitação gratuito.

Quem pode ser Jovem Aprendiz?

Como o Jovem Aprendiz tem o objetivo de abranger pessoas com um perfil específico, ou seja aqueles que têm interesse em fazer parte da iniciativa precisam obrigatoriamente seguir os pré-requisitos abaixo:

  • Ter idade mínima de 14 anos e máxima de 24 anos;
  • Ter disponibilidade para trabalhar até seis horas diariamente;
  • Estar corretamente matriculado em uma escola credenciada pelo MEC, seja no Ensino Médio ou Ensino Fundamental;
  • Jovens que tem a idade mencionada e já concluíram os estudos também podem participar;
  • Não ter registro na carteira de trabalho.

Jovens com deficiência também podem concorrer às vagas de aprendiz, e neste caso, a idade máxima comentada anteriormente não é aplicada. Vale mencionar ainda que as empresas podem determinar algumas exigências específicas.

Quais são os benefícios

Assim que ingressa na empresa, o Jovem Aprendiz tem a sua carteira de trabalho assinada, o que vai garantir uma série de benefícios trabalhistas conforme determina a Lei da Aprendizagem. Estes incluem:

  • Vale transporte;
  • Vale refeição;
  • FGTS;
  • Décimo terceiro salário;
  • Férias remuneradas;
  • Seguro de vida;
  • Dentre outros.

As empresas também podem optar por disponibilizar benefícios adicionais para os aprendizes. Por exemplo assistência médica e odontológica. Para saber maiores detalhes sobre este assunto, leia com atenção a descrição da vaga de seu interesse.

Remuneração dos aprendizes

O salário destinado ao Jovem Aprendiz normalmente é calculado com base no salário mínimo. No entanto, este público tem uma jornada de trabalho reduzida, a remuneração é determinada sobre as horas trabalhadas.

Segundo portais especializados, no Brasil os cargos de aprendizagem oferecem um salário que varia entre R$653,00 a R$1.000,00. Contudo, dependendo muito da empresa contratante, onde os bancos geralmente oferecem as melhores remunerações.

Vale comentar ainda que os aprendizes podem trabalhar de 4 a 6 horas por dia, então o seu salário vai depender diretamente da jornada de trabalho estabelecida pela própria empresa, não sendo possível fazer hora extra.

Como se inscrever para o Jovem Aprendiz

Se você tem interesse em participar do programa para se desenvolver profissionalmente dentro de uma empresa renomada, será possível se inscrever através do site do local de seu interesse ou por locais intermediadores.

Neste segundo caso, podemos destacar o CIEE e o Senac como duas instituições que recrutam aprendizes e intermediam a contratação com empresas parceiras. Veja a seguir o passo a passo de como se inscrever por meio destes canais:

Inscrições via Senac
  • Acesse o site oficial correspondente ao Senac do seu estado e encontre a aba referente ao programa de aprendizagem;
  • Clique em “Cadastre o seu currículo” e depois em “Vagas disponíveis”;
  • Veja as oportunidades oferecidas através do Senac e clique sobre aquela que indica “Jovem Aprendiz”;
  • Confira a descrição completa e depois basta fazer o seu cadastro no portal para enviar o currículo.


Inscrição via CIEE
  • Acesse o site oficial do CIEE;
  • Clique em “Faça seu cadastro” e entre no menu “Estudantes”;
  • Preencha o formulário por completo e quando finalizar, as vagas compatíveis com seu perfil serão exibidas;
  • Se não houver vagas disponíveis, aguarde até que a empresa entre em contato com você.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.