Copa do Mundo do Catar: Celebrando a Diversidade e Paixão Global pelo Futebol em Solo Inovador

Escrito por NEWS ABC1 em

 

 

 

 

 

A Copa do Mundo do Catar está chegando e a abertura está marcada para o dia 20 de novembro. Com o jogo entre Catar x Equador, na primeira vez na história das Copas em que o time catar disputa a competição.

Agora, o torneio chega cheio de expectativa e, principalmente, cheio de novidades. A primeira delas é a própria data da Copa do Mundo. Que pela primeira vez acontece no final do ano, terminando no dia 18 de dezembro.

Isso porque, no meio do ano, quando aconteceram as outras Copas, o calor no Catar é muito acima da média e, por isso, a prática esportiva fica inviável. Então, a Fifa optou por realizar um torneio no final do ano.

Copa do Mundo – Adaptações do calendário

Quando a Copa acontece no meio do ano, os jogadores chegam lá em final de temporada, ao menos os que atuam no futebol europeu. Isso porque os campeonatos no Velho continente começam entre agosto e setembro e terminam entre abril e maio.

Outra curiosidade desta Copa é que, como o Catar é um país pequeno, menor que o estado do Sergipe, a maioria dos estádios fica um perto do outro.

Ou seja, é possível até mesmo assistir a mais de um jogo no mesmo dia, usando os meios de transporte local, pois, a distância é curta. Isso nunca havia acontecido em uma Copa do Mundo. Mais uma curiosidade são os novos estádios, todos construídos com a mais alta tecnologia e todos já ficaram prontos bem antes da Copa do Mundo. Afinal de contas, os petrodólares dos sheiks do Catar ajudaram e muito nisso.

No entanto, existe a questão do trabalho em condições precárias dos funcionários que vieram de outros países mais pobres. Por exemplo, há relatos de trabalhadores que até mesmo morreram durante a obra dos estádios, em trabalhos de condição sub-humanas. Inclusive, essa grave questão humanitária foi alvo de reclamações de diversas partes do mundo. E até mesmo muitos torcedores estão deixando de ir ao Catar na Copa por conta disso.

Copa com bebida restrita

Além disso, um fato curioso sobre a Copa do Mundo de 2022 no Catar é quanto à bebida alcoólica. Afinal de contas, por lá é considerado crime beber álcool e isso continua valendo.

No entanto, por conta do Mundial, há alguns ‘bolsões’ que vão funcionar durante a Copa onde os fãs do mundo inteiro vão poder beber à vontade. Contudo, não poderá sair daquele espaço determinado.

Desta maneira, é mais uma peculiaridade em uma Copa do Mundo em um país onde também é considerado crime ser homossexual e também é um lugar onde, historicamente, judeus não são bem aceitos.

Craques em campo

Agora, após falar um pouco sobre as peculiaridades do país da Copa, também vamos falar um pouco sobre o futebol em si e ressaltar os craques e os favoritos ao título.

Vamos começar pela Seleção Brasileira, que tem o astro Neymar como camisa 10 é a grande esperança do time comandado pelo técnico Tite para conquistar o hexacampeonato.

Afinal de contas, o Brasil não ganha uma Copa desde 2002 e, agora, tenta acabar com esse tabu de 20 anos.

Copa do Mundo do Catar – Favoritos ao Título

Portanto, o Brasil que encara Sérvia, Suíça e Camarões na primeira fase, desponta como um dos favoritos ao título, até por conta do bom futebol que vem apresentando. E se classificou nas Eliminatórias sem maiores dificuldades.

Outra equipe forte para a Copa do Mundo é a Argentina, do astro Lionel Messi. Aliás, essa é a última Copa do craque de 35 anos, que atua ao lado de Neymar no Paris Saint Germain da França. Apesar de ele ter sido melhor jogador do mundo várias vezes na carreira, Messi nunca conquistou um título de Copa do Mundo.

O melhor resultado para ele até hoje foi o vice-campeonato em 2014, quando a Argentina perdeu a final para a Alemanha, com gol marcado por Mario Gotze aos 13min do segundo tempo da prorrogação. Então, nesta Copa de 2022 no Catar, a Argentina quer muito o título para também coroar a brilhante carreira de Messi.

A atual campeã mundial a França, embora não tenha feito bons jogos recentemente, é uma das favoritas ao título e conta com jogadores como o craque Mbappé, outro companheiro de Messi e Neymar no PSG, para conquistar o título.

Na Copa do Mundo, a França costuma crescer e vive a expectativa de mais uma Copa vencedora.A Alemanha, campeã de 2014, sempre entra na Copa como uma das favoritas e agora não é diferente. Contudo, precisa fazer melhor do que fez em 2018, quando deu vexame e caiu ainda na primeira fase na Copa da Rússia.

Conclusão:

À medida que as cortinas se fecham na Copa do Mundo do Catar, somos lembrados da capacidade única desse evento esportivo em unir nações e culturas ao redor do mundo.

O torneio não apenas trouxe à tona a excelência esportiva, mas também destacou a inovação do país anfitrião, que abriu suas portas para celebrar a paixão global pelo futebol.


A diversidade de equipes, talentos e torcedores convergiu em um mosaico vibrante de emoções e momentos memoráveis. Ao encerrar este capítulo, carregamos conosco a lembrança de um torneio que transcendeu fronteiras, promoveu a compreensão mútua e enalteceu a beleza de um mundo unido pelo amor ao jogo bonito.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.