Por exemplo, o basquete, esporte mais popular por lá, tem o famoso NCAA, a liga universitária norte-americana, que leva multidões aos ginásios, gera audiência e ainda revela os grandes craques para o esporte local.
Então, isso é apenas um exemplo do poderio que o esporte tem nos Estados Unidos e no mundo. Por lá, quem entra na universidade, tem a opção de escolher a modalidade que gostaria de praticar. Por isso, é até uma forma democrática de se incentivar alguém a praticar uma modalidade com a qual tem alguma afinidade.
Então, esse exemplo poderia ser seguido por outros lugares no mundo. No Brasil, por exemplo, ainda falta esse tipo de incentivo, embora o esporte de alto rendimento, fora o futebol também venha crescendo muito nos últimos anos, mas muito mais pelo esforço individual dos atletas do que por incentivo governamental.
Esporte une povos – Supera barreiras
Estados Unidos e Irã são dois países inimigos no mundo da política e que sempre têm discursos beligerantes uns contra os outros. Contudo, em 1998, durante a Copa do Mundo da França, as duas seleções se enfrentaram na fase de grupos, com vitória dos iranianos por 2 a 1, onde o resultado, na prática, foi o menos importante no momento.
Isso porque o jogo mostrou uma união e uma integração entre torcedores dos dois times, que se encontraram nas arquibancadas e se trataram bem.
Aliás, ainda na questão de guerra e esporte, o Santos de Pelé já parou uma guerra nos anos 1960, no Congo. Isso porque o Peixe foi fazer uma excursão pelo continente africano e os guerrilheiros interromperam um conflito enquanto o time brasileiro esteve por lá.
Então, isso tudo mostra que o esporte é capaz de geral união e, inclusive, agora falando de Olimpíadas, os jogos modernos, idealizados pelo Barão de Coubertain, são grandes exemplos disso.
A próprias argolas, as cinco dos continentes, entrelaçadas, já sugerem que os povos devem se unir, afinal de contas, ninguém é melhor do que ninguém no mundo. Então, os Jogos Olímpicos são uma oportunidade ainda melhor de mostrar essa igualdade e tentar aproximar os povos através da atividade esportiva.
Esporte vira opção de renda
Além de tudo o que já dissemos aqui, também é importante lembrar que o esporte se tornou uma importante fonte de renda para muitas pessoas e, indiretamente, acabam ajudando outras tantas.
Afinal de contas, o profissional, principalmente aquele que ganha bons salários, sempre ajuda amigos e familiares, concede emprego a outras pessoas e faz com que haja um giro da economia.
Outra questão importante é o lado social, onde muitas pessoas que poderiam estar na marginalidade, no crime ou passando fome, estão praticando esporte e melhorando de vida, através dessa oportunidade única no dia a dia.
Então, o esporte, mais do que lazer, diversão e integração, também tem um importante papel social. E aqueles que praticam esporte e eventualmente não se tornam profissionais, podem se tornar cidadãos conscientes e honestos, além de evoluíram como ser humano.
Desse modo, pode-se dizer que o esporte em si, não tem nenhuma contraindicação. Pois, é uma grande vantagem para quem trabalha e se esforça para atingir os seus objetivos.
Portanto, sempre é um ganho para toda a sociedade quando temos a opção de praticar e incentivar outras pessoas a praticarem qualquer modalidade de esporte, sem trapaças e longe de ambientes ruins. O esporte, portanto, é uma atividade das mais importantes para toda a humanidade.