Microempreendedor: Como sair na frente de sua concorrência

Escrito por Adriana Barbosa em

 

 

 

 

 

No Brasil, o Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa física que desenvolve microatividade econômica, como profissional autônomo, e se formaliza para exercer sua atividade legalmente.

O MEI é totalmente isento de diversos tributos, tem direito à previdência social, pode emitir nota fiscal, se inscrever em órgãos reguladores e ter créditos para capital de giro. Além disso, você também tem direito ao auxílio emergencial em períodos de pandemia.

Para ser MEI, é preciso cumprir alguns requisitos: ter faturamento anual de até R$ 81.000,00; trabalhar exclusivamente ou com mais de um empreendimento classificado como MEI; assinar o contrato de parceria do MEI; ser maior de 18 anos; não possuir pendências cadastradas no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Para solicitar o MEI, o interessado deve comparecer a uma unidade do Serviço Colaborador Avançado 2019 (SCPC) e entregar os documentos necessários (RG, CPF, comprovante de residência, contrato de parceria MEI).

Dicas para o microempreendedor no Brasil

1. Tenha uma identidade de marca bem definida: crie um nome de marca, crie um logotipo, crie uma mensagem de marca e seja coerente com essa mensagem. Isso ajudará sua marca a se destacar entre as demais.

2. Utilizar canais de marketing online: Dar especial ênfase à divulgação de conteúdos para redes sociais e marketing de conteúdo. Isso ajudará a atrair novos clientes.

3. Concentre-se no cliente: concentre sua estratégia de marketing na construção de relacionamentos com seus clientes atuais e potenciais. Faça pesquisas de mercado para entender melhor seu público-alvo.

4. Forneça um serviço ou produto de qualidade: A qualidade do produto ou serviço que você oferece é a chave para se destacar da concorrência.

5. Use a tecnologia: A tecnologia pode otimizar o seu negócio. Use aplicativos, softwares e outras ferramentas para melhorar a gestão do seu negócio e oferecer serviços mais ágeis.

6. Forneça um atendimento excepcional ao cliente: um atendimento ao cliente de alta qualidade é essencial para garantir a satisfação do cliente e destacar sua marca.

7. Foco na inovação empresarial: a inovação empresarial ajuda a criar produtos ou serviços e a ganhar participação de mercado. Pesquise novas tecnologias, mercados e tendências que possam ajudá-lo a se destacar.

8. Tenha um site para gerenciar seu negócio on-line: o site fornecerá a seus clientes mais detalhes sobre sua empresa, além de fornecer recursos para comercializar seus produtos ou serviços.

Microempreendedor: Quais são as suas vantagens hoje

Atualmente, são várias as vantagens para os microempreendedores:

1. Redução de impostos: Os microempreendedores podem se beneficiar de reduções de impostos, que são uma forma de estimular o empreendedorismo. Normalmente, estão isentos de impostos federais (IR, IOF, PIS/PASEP, Cofins e IPI) e estaduais (ICMS, ISS, IPVA).

2. Facilidade de Contabilidade: Não há necessidade de se preocupar com impostos e burocracia na contabilidade. O microempreendedor não precisa se preocupar com a elaboração de escriturações, livros contábeis, balanços e demais exigências da receita federal.

3. Baixo Investimento: O investimento inicial é menor que o de uma empresa normalmente. Isso permite que o empreendedor gaste menos dinheiro na fase inicial do negócio, diminuindo os riscos.

4. Não precisa de sócios: Como o microempreendedor individual não tem limite de faturamento, ele nem precisa contar com outros sócios para encerrar as atividades.

5. Maior organização financeira: Ao optar por se tornar um microempreendedor individual, você terá uma boa organização financeira, pois não possui nenhum compromisso envolvendo outras pessoas. Suas despesas e impostos ficam sob controle e você tem maior segurança de ter uma boa gestão financeira.

Considerações finais

As mudanças no mundo dos negócios forçam os empresários brasileiros a buscar novas alternativas para viabilizar seus negócios e aproveitar as oportunidades do mercado. O microempreendedor tem sido uma ótima alternativa para pessoas que possuem pouco capital e/ou pouco tempo disponível para iniciar e manter seu negócio.

Os principais benefícios desse modelo para os microempreendedores são a simplicidade de cadastro e obtenção de alvarás, a rentabilidade possível com um reduzido volume de recursos, a redução dos custos de mão de obra e a possibilidade de atuar em diversos ramos da atividade comercial.

No entanto, a legislação ainda desfavorece alguns dos microempreendedores, pois eles também precisam cumprir algumas das mesmas exigências e obrigações que são exigidas das grandes empresas, dificultando a viabilidade econômica de seus negócios.

Assim, é necessário que o Governo faça ajustes na legislação e inicie programas de incentivo e apoio aos microempreendedores, para que possam contribuir ainda mais com a economia do país. Dessa forma, tanto os pequenos empreendedores quanto a sociedade na totalidade podem se beneficiar dessa importante figura.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.