Política internacional – Tendências, Desafios e Impactos Globais Atuais

Escrito por NEWS ABC1 em

 

 

 

 

 

Política internacional, todos os países do mundo são, ou deveriam ser, nações independente. No entanto, um depende do outro, até porque nem todos os são autossuficientes para conseguirem se manter. Desta maneira, os países precisam de uma política diplomática e comercial forte para um ajudar o outro.

Afinal de contas, o ideal das Nações Unidas é o respeito pela diversidade, pelos Direitos Humanos e também pela qualidade de vida das pessoas. Neste aspecto, a política se torna altamente importante justamente para tentara assegurar esses direitos tão importantes para toda a humanidade.

Portanto, os países que possuem boas relações diplomáticas com os seus vizinhos tendem a ter mais chances de prosperar. Afinal de contas, com bom entendimento, fica mais fácil conseguir resultados.

Negócios e acordos políticos entre países

Acordos políticos entre países não são novidades e já acontecem há muitos e muitos. Por exemplo, no século 16, aconteceu o famoso Tratado de Tordesilhas, onde as terras que ficavam a leste da linha de Grenwish pertenceriam a Portugal e as que ficavam à oeste pertenceriam à Espanha.

Na época, esse foi o acordo inicial para dividir as terras do continente americano, então recém-descoberto. Desta maneira, já era uma mostra de que os acordo políticos internacionais eram importantes.

Por exemplo, um acordo político, após a Segunda Guerra Mundial, permitiu a criação do Estado de Israel, onde os judeus iriam poder viver em segurança, pós os horrores do holocausto nazista, que dizimou mais de 6 milhões deles na Europa durante a ditadura nazista de Adolf Hitler.

Ainda durante a Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos, Inglaterra e até mesmo a União Soviética, socialista, fizeram uma aliança política para lutar contra o nazismo durante esta guerra, uma das mais trágicas da história da humanidade.

Portanto, os acordos políticos internacional sempre foram dos mais importantes para o bom entendimento entre as nações.

Falta de acordo político pode causar guerra

Agora, a falta de acordos e entendimentos políticos entre as nações podem causar grandes desastres. E o maior deles no momento é o conflito entre Rússia e Ucrânia, onde a falta de acordo e entendimento causou a invasão dos russos ao território ucraniano.

Os russos alegam que a Ucrânia possui políticas nazistas e que, por isso, deveria defender suas fronteiras. No entanto, durante essa invasão, a Rússia também anexou partes dos territórios ucranianos ao território russo.

Inclusive, nessa batalha política que já se tornou uma guerra, pode até mesmo gerar uma guerra nuclear. Isso porque outros países, que integram o bloco da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), já estão intervindo de forma indireta a e Rússia vem ameaçado utilizar armar nucleares para resolver a situação.

Logo, tudo isso é mais uma mostra de que a boa política pode ajudar não só os países a se entenderem, como também podem ajudar os países a evitar confrontos graves, que podem até mesmo colocar a humanidade em risco.

Política internacional – Blocos comerciais e políticos

Durante o processo de globalização do mundo, surgiram alguns blocos políticos e econômicos de acordo mútuo e um dos mais importantes é a União Europeia. Embora nem todos os países europeus façam parte, ele tem uma moeda única e toma muitas decisões em conjunto com os países.

Apesar disso, já teve caso de membros que deixou o bloco, como o Reino Unido, em uma votação de plebiscito que ficou conhecida como ‘Brexit’, uma abreviação do nome Britain (Grê-Bretanha), com a palavra ‘exit’, que em inglês significa saída.

Mas, na União Europeia, esse importante bloco político e econômico, permite que moradores nascidos em um desses países possa andar por outros países vizinhos sem precisar de passaporte e ainda com os mesmos direitos de todos.

Política internacional – Mercosul

Por aqui na América do Sul, temos o Mercosul (Mercado Comum do Sul), onde Brasil, Argentina e Uruguai são os principais integrantes, onde Chile e Paraguai também fazem parte parcialmente.

Com o Mercosul, a política entre os países prevê isenção do pagamento de impostos entre os seus membros. Além disso, também permite a entrada de moradores desses lugares entre si sem precisar apresentar passaporte.

Então, essa política é importante para integrar esses países e melhorar a relação entre os dois lados, em todos os aspectos. Logo, o Mercosul vem se desenvolvendo dessa maneira.

Por fim, tudo isso serve para mostrar que a política é importante não apenas dentro de casa, mas também entre nossos vizinhos. Apesar de serem países diferentes, também são compostos por seres humanos, onde todos precisam saber se respeitar.

Todavia, nem sempre isso acontece e, por isso, os conflitos existem.  Portanto, tanto os países quanto as pessoas precisam se entender e saber compreender a diferença política entre os dois lados.

Desta maneira, será possível viver de uma maneira mais harmoniosa e sem conflitos políticos como os que acontecem atualmente no Brasil e também em diversas partes do mundo inteiro.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.