Por que as próximas cerimônias de posse não serão mais no dia primeiro de janeiro?
Em 2023 as cerimônias de posse do novo presidente e de governadores acontecerão pela última vez no dia primeiro de janeiro. No entanto, a partir de 2027, o presidente eleito deve assumir o cargo no dia 5 e os governadores no dia 6.
Já a posse de prefeitos e vices vai continuar no dia primeiro de janeiro, enquanto a posse de senadores e deputados será no dia primeiro de fevereiro, conforme ficou estabelecido pela Emenda Constitucional.
Isso se deve porque o dia primeiro foi tido como um dia inconveniente para a realização de tal evento, principalmente em relação à posse presidencial, pois se trata de uma data festiva que muitas vezes atrapalha a ida de pessoas importantes.
Programação completa da cerimônia
O primeiro ato de posse do novo presidente será marcado pelo tradicional desfile em carro aberto, que vai percorrer um trajeto da Catedral Metropolitana de Brasília até o Congresso Nacional, onde o início será às 13h45min.
Já no Congresso Nacional, o presidente da Câmara e do Senado vão receber Lula para o ato que oficializa a posse presidencial, havendo um juramento à Constituição e logo em seguida o presidente eleito fará um discurso.
Em seguida, Lula vai descer a rampa do Congresso por volta das 16h20min e algum tempo depois irá se deslocar para o Palácio do Planalto. No entanto, neste local ocorre a transmissão da faixa presidencial e ele fará mais um discurso às 17h.
Os ritos formais serão encerrados quando Lula se deslocar ao Palácio do Itamaraty, que atualmente é a sede do Ministério das Relações Exteriores, onde vai se encontrar com chefes de Estado e autoridades internacionais.
Definições a ser feita para a posse
Uma das maiores dúvidas que cerca a cerimônia de posse do novo presidente está relacionada à passagem da faixa presidencial a Lula. Neste ato tradicional, o presidente atual deve passar a faixa para o presidente eleito.
Contudo, Jair Bolsonaro provavelmente não vai realizar tal ato e também não deve estar presente nas demais etapas da cerimônia. Hamilton Mourão, que é o atual vice-presidente, também não deve passar a faixa presidencial para Lula.
Outro fato a ser definido é referente à utilização do carro presidencial no evento, já que este pode está danificado. Caso o veículo esteja em condições, a cerimônia seguirá normalmente conforme o estabelecido.
Mais detalhes sobre o Festival do Futuro
O “Festival do Futuro – A alegria vai tomar posse” acontecerá a partir das 12h na Esplanada dos Ministérios, havendo a apresentação de grandes artistas que declararam apoio ao presidente eleito durante a sua campanha.
Ao todo, serão 40 atrações musicais que vão celebrar a posse do novo presidente e grandes nomes do mundo da música foram confirmados. Confira a seguir alguns dos principais artistas que vão se apresentar no evento:
- Titi Müller;
- Pablo Vittar;
- BaianaSystem;
- Duda Beat;
- Alessandra Leão;
- Chico César;
- Gaby Amarantos;
- Geraldo Azevedo;
- Thalma Freitas Tereza Cristina;
- Zélia Duncan;
- Valesca Popozuda;
- Urias;
- Dentre vários outros.
Acompanhe as novidades de Noticias Atualizadas
A estrutura do evento já começou a ser montada e é possível que novas atrações sejam confirmadas até o dia da posse, e caso haja novidades, estas certamente serão divulgadas para o conhecimento do público em geral.
Vale comentar ainda que o Festival do Futuro contará com grande acessibilidade para promover a inclusão de pessoas com deficiência. Neste sentido, haverá intérprete de Libras, área exclusiva para PCD, placas de sinalização, e muito mais.