Sou pai e agora?

Escrito por Adriana Barbosa em

 

 

 

 

 

Você planejou ou não, de repente aconteceu. Sou pai e agora? O que fazer? Como vai ser? Calma que esse artigo vai te ajudar a passar por tudo isso e ainda se divertir no processo.

Sou pai e agora? O que vou fazer? Talvez seja essa a sua pergunta nesse momento, mas se você chegou até aqui, calma, respira. Vamos lá. A chegada de um filho (a) é sempre preocupante não é mesmo? Afinal trazer uma criança a esse mundo realmente é uma grande preocupação.

Ainda mais quando se trata de uma criança que não foi planejada. Talvez você esteja muito preocupado com a situação, o que é bom, porque isso quer dizer que você se importa. Mas relaxa e curta a viagem, afinal uma bebê além da preocupação vai te trazer muita alegria.

Menino ou Menina?

Essa vidinha que acabou de se formar, vai começar a deformar o corpo da futura mamãe, que no processo pode ter enjoos, desejos que talvez seja até bizarro.

Contudo enquanto o bebê ganha forma, é importado que você seja um pai presente desde as ultrassonografias. E assim vai se deliciando com a ideia maravilhosa de ser pai. Ao ouvi o som do coração do pequeno feto, te dará ânimo e um pouco de ansiedade.

Sou pai e agora? Será que vem menino ou menina? O descobrimento do sexo do bebê também é outra etapa importante, aqui a dica é não criar expectativas, para não se frustrar. Afinal, a saúde desse bebê será o mais importante no processo. Curta o momento, e se delicie com o resultado.

O suporte a mãe

Sou pai e agora? Ser pai não é apenas ter uma criança, mas é estar bem situado com toda a situação, e dar suporte a mamãe do bebê durante e depois da gravidez é primordial, cabe a você dar segurança a essa mãe, para que ela possa gerar o filho(a) o mais saudável possível. Então cuidar do bem-estar da mamãe também é sua responsabilidade.

A importância de um pai  ajudar a mãe com o bebê é fundamental para o bem-estar e desenvolvimento saudável da criança, além de fortalecer os laços familiares e o relacionamento entre o casal.

Quando o pai se envolve ativamente nos cuidados do bebê, ele contribui para a construção de um ambiente seguro, amoroso e estimulante, proporcionando um senso de proteção e apoio tanto para a mãe quanto para o filho.

Nasceu, agora sim sou pai.

Ufa! Sou pai e agora? Você passou toda a gravidez, deu suporte a mamãe, ouviu os sons da gravidez, se divertiu quando a barriga mexia e ele chutava. Agora vem a melhor notícia, ele(a) chegou. Meu Deus! Calma, mantenha se firme que agora que sua viagem começa. Parabéns, você é pai! Contudo o seu bebê, precisa ainda mais de você, mas relaxa que a natureza se incumbiu de fazer tudo.

Já preparou o corpo da mulher, o seio cresceu, já produz o alimento do bebê. O seu papel continua a dar suporte a mamãe para ela continua tranquila e agora cuidando dessa criança.

E claro nesse primeiro momento você já montou o enxoval da criança, seu trabalho agora é suprir com fraudas, já lhe adianto que nesse primeiro momento o bebê consome muitas fraudas, então prepare aquele fundo especial ou ainda faça o bom e velho chá de fraudas, lhe asseguro que nos primeiros 5 meses ele vai consumir muitas fraudas.

O bebê

E quanto ao bebê? Nesse primeiro momento ele será todo ligado a mãe, você só pode babar no bebê, afinal você é pai. Mas a partir do 4 mês ele já começa a interagir e identificar os membros da família, então ele percebe você. Você agora se diverte com ele, faz caras e bocas e ele responde, e você está tão ligado a ele que você já está capaz de enfrentar qualquer exército para defendê-lo.

Daqui pra frente é um aprendizado constante, diariamente haverá novas descobertas, mas você já aprendeu que não está sozinho, e que ter um serzinho que depende de você, assim como um dia você foi dependente de seu pai, você aprenderá que não tem preço.


Parabéns, papai, daqui pra frente você sabe que será difícil, mas não poupará esforços para garantir o bem-estar dessa criança, da sua família. Enfim, as coisas farão mais sentido, sabe por quê? Sou pai e agora? Agora sou mais feliz.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.