Programa Mais Empregos: Tudo sobre seu Propósito e Quem Está Habilitado

Escrito por Adriana Barbosa em

 

 

 

 

 

O Programa Mais Empregos é uma iniciativa que visa promover a recolocação e requalificação de trabalhadores no mercado de trabalho. Pois hoje há muitas empresas parceiras e novas vagas de emprego são ofertadas com frequência.

Este programa não possui abrangência nacional, de modo que foi implementado através dos poderes executivos estaduais. Atualmente, Ceará e Goiás recebem destaque em relação à oferta do programa aos seus cidadãos.

Quem opta por participar da iniciativa pode encontrar uma chance real de ingressar no mercado de trabalho com a carteira assinada. Primeiramente, para saber mais detalhes sobre o programa, continue acompanhando o conteúdo a seguir.

Programa Mais Empregos

O que é o Programa Mais Empregos?

O Programa Mais Empregos foi criado por alguns estados brasileiros com a finalidade de gerar renda, oportunidade e emprego para os cidadãos. Além de reduzir o impacto socioeconômico deixado pela pandemia.

Conforme já mencionado, o programa não está presente em todas as regiões do Brasil. Os estados devem tomar iniciativa para desenvolver seus próprios projetos, sendo necessário definir leis específicas para regulamentar o Mais Empregos.

De uma forma geral, o programa atua como um facilitador de oportunidades, uma vez que é possível conectar trabalhadores que estão em busca de emprego diretamente com empresas que possuem vagas disponíveis.

Como funciona o Programa Mais Empregos em Goiás

O Governo de Goiás criou o Programa Mais Empregos através da Secretaria de Retomada. Sendo que a ação foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, dentre outros órgãos importantes.

O projeto tem o intuito de criar conexões necessárias que visam a qualificação profissional. De modo que trabalhadores goianos possam ocupar as vagas de emprego disponíveis em empresas e indústrias que estão em operação no estado.

A iniciativa do Governo de Goiás é muito completa. Contudo, os participantes podem ser conectados com vagas de emprego e também a vagas para cursos gratuitos. Visando a capacitação profissional, o que é muito interessante.

Como funciona o programa no Ceará – Programa Mais Empregos

O Programa Mais Empregos no Ceará foi instituído pelo poder executivo estadual e começou a funcionar em julho de 2021. Através dessa medida, foi possível gerar mais de 20 mil novos empregos no estado.

O investimento necessário para viabilizar o funcionamento do programa foi de R$66 milhões e todas as ações do Mais Empregos são coordenadas pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

Atualmente o estado possui inúmeras empresas parceiras, que recebem certas vantagens quando realizam novas contratações com base no programa, o que funciona como um incentivo para que outras empresas também participem.

Quem pode participar?

O Programa Mais Empregos não possui muitos critérios em relação a pessoas que estão em busca de emprego, uma vez que bastando que estas tenham acima de 18 anos e estejam em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.

Em certos casos, pessoas que estão tentando se reinserir no mercado podem ter prioridade, bem como pessoas que estão em busca do primeiro emprego formal, pois a falta experiência acaba dificultando sua contratação por meios convencionais.

Já em relação às exigências para empresas que desejam aderir à iniciativa, estas precisam pertencer ao segmento de comércio e serviços, mas no caso do estado de Goiás, empresas de outros segmentos também podem participar.

Como Fazer a Inscrição no Programa Mais Empregos: Confira nossas Dicas

Se você tem interesse em buscar uma oportunidade através do Programa Mais Empregos, será necessário realizar a inscrição através dos meios oficiais. Veja as instruções para realizar a sua conforme o estado:

Em Goiás : As inscrições devem ser feitas através das agências do Vapt Vupt, não sendo preciso realizar qualquer tipo de atendimento para ter acesso ao balcão de empregos, segundo a Secretaria da Retomada.

Para conferir quais são as agências que realizam o atendimento, basta acessar o site oficial do Vapt Vupt e então buscar por “SER – SINE E MAIS EMPREGOS”. Vá na opção “Intermediação de Mão de Obra” e pronto.

No ato da inscrição, o candidato vai precisar apresentar documentos pessoais, carteira de trabalho, currículo profissional e comprovante de endereço. Entretanto, as vagas de emprego, também será possível se inscrever para os cursos gratuitos.

No Ceará: Para participar do Programa Mais Empregos, os interessados devem buscar pelo sistema disponibilizado pela SEDET, de modo que será feita a intermediação entre os profissionais e as empresas contratantes

Já em relação às inscrições das empresas, estas foram encerradas no dia 22 de junho de 2022, no entanto todas aquelas que estão registradas precisaram atender todos os critérios legais estabelecidos pelo estado.

Em caso de dúvidas

Se você possui qualquer tipo de dúvida em relação ao Programa Mais Empregos no estado do Ceará, será possível receber atendimento especializado com base nos canais oficiais  que foram divulgados no portal cearense:


Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.