O Brasil vive hoje uma polarização política: Unindo Pontos de Vista

Escrito por NEWS ABC1 em

 

 

 

 

 

O Brasil vive hoje uma polarização política como nunca se viu antes e inclusive, passar por uma grande turbulência após as eleições. No entanto, mesmo quem não se interessa por política, acaba vivendo o assunto.

Afinal de contas, na eleição do final de semana, a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi por pequena margem, pouco mais de 2 milhões de votos de diferença. Assim, os ânimos ficaram mais acirrados e a divisão ideológica no cenário brasileiro é grande entre os candidatos. No entanto, o que é política?

A palavra vem de origem grega, Pólis, que significa cidade. Neste caso, a política é a organização da cidade, ou seja, tudo o que fazemos é política. Até mesmo o fato de ir fazer compra ou ir à farmácia, levar os filhos na escola, tudo é política. Portanto, o tema é muito amplo e o assunto gera muitos debates e divergências.

Pluralidade Política

Atualmente, o Brasil é um país de constituição pluripartidarista, ou seja, é permitida a existência de diversos partidos políticos, desde que devidamente registrados. Assim, neste mundo da política, cada partido, para existir, precisa de ao menos 500 mil assinaturas.

Então, após serem devidamente criados, vão receber até verbas do chamado fundo partidário. Em outros países, de regimes autoritários, muitas vezes existem apenas dois partidos ou, em alguns casos, existe apenas um partido, como na China, onde existe apenas o Partido Comunista, sem a permissão de opositores.

No mundo atual, quase todos os países se organizam politicamente de forma polarizada, com exceção das ditaduras que ainda existem. No entanto, também há no mundo atual uma intolerância grande e uma ascensão do extremismo, principalmente na Europa, onde políticos de extrema-direita estão conseguindo acesso ao poder, como na Itália na Hungria, por exemplo.

Isso sem contar a Rússia, comandada há mais de 20 anos por Vladimir Putin, que também aposta em uma política dura e vem, desde fevereiro deste ano, levando o horror da guerra na Ucrânia para o mundo. Inclusive, existe o temor de um conflito nuclear, por conta do poderio bélico da Rússia.

O Brasil vive hoje uma polarização política – Eleições diretas

A política no Brasil atualmente conta com o sistema de eleições diretas para presidente, governador, senador, prefeitos, deputados federais e deputados estaduais.

No entanto, as eleições diretas para presidente só começaram a partir de 1989 após a redemocratização. Antes, só havia acontecido pela última vez em 1960, quando Jânio Quadros foi eleito.

Depois, a partir de 1985, com volta da democracia, o Brasil teve uma eleição indireta para presidente, ou seja, os deputados escolheram o presidente, elegendo Tancredo Neves. No entanto, ele sofreu um problema de saúde, foi internado na véspera da posse e morreu no hospital dias depois.

A partir de 1989, o Brasil já teve nove eleições diretas para presidente da República, isso sem contar os outros cargos. Desta maneira, com o voto direto, o eleitor também participa da política no país e também em outros lugares de mundo.

Desde 1996, o Brasil conta com o sistema de urna eletrônica, que depois se tornou universal em todo o território brasileiro. Embora haja contestação de alguns grupos políticos, as urnas possuem segurança e são elogiadas até em outros países, que ainda utilizam o sistema manual de votação.

Liberdade de expressão

Ainda no campo da política, é importante que o Estado de Direito também garanta a liberdade de manifestação e expressão das pessoas, desde que se respeitem o limite das leis.

Por exemplo, discursos e atos racistas são crime e não liberdade de expressão. Portanto, muitos se confundem com isso e acham que estão sendo cerceados de suas liberdades políticas.

Atualmente, a maioria dos países têm sistemas democráticos e plurais, onde a maioria das pessoas tem a liberdade de ter um determinado pensamento sobre política, com opiniões e visões diferentes, onde ações diversas podem e devem ser toleradas.

A política é importante, acima de tudo, para garantir a organização da sociedade e buscar o bem-estar da maioria e, se possível, de todos. Por isso, não precisa necessariamente fazer a política partidária, ser candidato ou disputar algum cargo político. Isso porque a política é feita no dia a dia, cumprindo deveres e fazendo valer os seus direitos como cidadão.


Desta maneira, a política passa por todos os setores da sociedade organizada, onde a tolerância e a capacidade de saber ouvir as outras pessoas vão ajudar a ter um ambiente melhor e uma política mais efetiva, onde a qualidade de vida e a melhor nas condições gerais das pessoas passa diretamente por isso.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.