Casa Verde e Amarela: O programa habitacional que está transformando o cenário imobiliário brasileiro

Escrito por NEWS ABC1 em

 

 

 

 

 

O governo federal possui, atualmente, um programa de habitação chamado Casa Verde e Amarela. Na prática, é a continuidade do antigo programa Minha Casa Minha Vida, mas que ganhou um novo nome e uma nova roupagem.

De toda maneira, a ideia do programa Casa Verde e Amarela é a mesma, onde as pessoas poderá comprar um imóvel e financiar com algum tipo de abatimento e taxas de juros menores.

Assim, a ideia é ampliar o leque de pessoas com condições de comprar um imóvel e sair do aluguel ou até mesmo deixar a casa de parentes. Afinal de contas, ter a sua casa própria, sem atrapalhar os outros, é o sonho de todo mundo.

Menor taxa de juros

Atualmente, uma das características do programa Casa Verde e Amarela é a menor quantidade da taxa de juros, pois, vai ajudar a baratear os preços daquele determinado imóvel.

Isso porque, como as casas e apartamentos normalmente possuem financiamentos logos, a pessoa poderá pagar em até 30 ou 40 anos. Consequentemente, quanto maior for a taxa de juros, mais caro vai ficar o valor total daquele imóvel.

Por isso, é sempre importante verificar os juros esse programa do governo federal pode facilitar esse acesso. Além disso, há outra questão importante no Casa Verde e Amarelo.

É a possibilidade de conseguir um subsídio por parte do governo no preço final do imóvel. No entanto, essa concessão acontece para determinadas famílias, com faixa de renda específica e normalmente mais baixas.

Desta maneira, o imóvel vai conquistar um determinado valor, mas até 20% ou 40% do valor total é pago pelo governo, enquanto o morador vai financiar o restante. Isso também é um importante auxílio especialmente para essas famílias de baixa renda.

Isso porque não poder pagar uma parcela menor, mais baixa e que cabe no orçamento mensal. Logo, quem tem uma renda adequada, terá uma casa própria e pagando um valor que cabe no bolso.

Casa Verde e Amarela – Outras faixas de renda

Além disso, o programa Casa Verde e Amarela ainda possibilita financiamento com juros diferenciais para quem tem uma renda um pouco maior. Mas não o suficiente para comprar um imóvel. Então, isso é uma possibilidade a mais e que ajuda até mesmo a aquecer o mercado.

Afinal de contas, um cliente que comprar um imóvel, vai ajudar as construtoras e incorporadoras a faturarem. Consequentemente, vai gerar também mais mão de obra para o setor de construção civil e, com isso, vai conseguir até mesmo melhorar a economia nacional e regional, dependendo da situação.

Por isso, um programa habitacional deste porte é sempre muito procurado e valorizado, afinal de contas, é uma possibilidade de todo mundo sair ganhando naquele momento.

Algumas regras para o programa

Agora, para fazer parte do programa Casa Verde e Amarela, o cliente não pode, entre outras coisas, ter outro imóvel no nome na mesma cidade. Caso viva em uma região metropolitana, não poderá também ter imóvel em outra cidade vizinha. Pois, na hora de fazer o financiamento, automaticamente o banco vai barrar.

Até poderá financiar o imóvel, mas não poderá ter acesso aos juros baixos do Casa Verde e Amarela e nem mesmo dos juros normais com desconto da Caixa Econômica Federal. Assim, terá que pagar os juros normais de mercado.

Tudo isso porque os programas de financiamento diferenciado possuem uma proposta social. Ou seja, sem trata de uma forma de garantir uma moradia digna para uma família ou até mesmo para quem for morar sozinho.

Neste caso, quem já tem imóveis, pressupõe-se que vai usar para alugar e fazer dinheiro. Assim, são pessoas de maior poder aquisitivo e que não se enquadram neste sistema do governo.

Portanto, se tiver um imóvel em outra cidade, também não poderá fazer o Casa Verde e Amarela. Outra coisa importante é que o proprietário de um imóvel com benefício do governo não poderá colocar o mesmo para alugar.

Isso porque também seria uma forma de fazer renda com ele e, além disso, tem que assinar um documento, de próprio punho, declarando que está ciente da regra e que não vai colocar o imóvel com um inquilino. Caso contrário, o proprietário terá algum tipo de punição e poderá até mesmo perder o financiamento.


Por fim, vale lembrar que esses programas do governo também demandam de verbas e valores no orçamento para serem executados.

Por isso, muitas vezes o comprador demora para conseguir ter algum tipo de aprovação e vai ter que esperar um pouco mais para conseguir a aprovação daquele crédito e daquele subsídio.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.