Por outro lado, no Brasileirão o Palmeiras assumiu a liderança no campeonato e não a deixou mais. Conquistando o seu décimo nono título da principal competição do futebol brasileiro desde que a CBF unificou os títulos da copa União e Brasileirão.
Por sua vez o Palmeiras ainda viu o amadurecer de sua jóia que a muito tempo vinha sendo lapidada. O jovem Endrick estreou no Brasileirão e não se intimidou com os holofotes, jogando bem e marcamos gols, ao lado de Dudu e companhia.
Futebol Brasileiro – Flamengo
Também protagonista do futebol brasileiro, o Flamengo ao contrário do Palmeiras não iniciava bem a temporada. Perdendo a final do carioca para o fluminense.
O flamengo não figurava também entre os primeiros colocados do Brasileirão. Na libertadores embora ganhasse os seus jogos, não convencia os teus torcedores. Afinal de contas, o técnico Paulo Sousa insistia no seu estilo de jogo que claramente não encaixava no elenco do flamengo.
Até a sua saída o flamengo perdia seus jogos para clubes de investimentos modestos e oscilava na tabela. Com a chegada do técnico Dorival Júnior, o elenco ganhou confiança no decorrer da temporada e com o encaixe de Pedro no time. Quem antes era barrado pelo técnico Paulo Sousa.
O flamengo ganhou corpo e também os seus jogos dando esperança a sua torcida que compareceu aos seus jogos. O flamengo exibia um futebol mais parecido com o que o consagrou em 2019. Embora, nas competições de mata-mata o flamengo levou a melhor, conquistando duas importantes copas, uma continental e a copa do Brasil.
Afinal, o que é a Copa do Brasil?
A Copa do Brasil é uma competição de futebol de extrema importância no cenário esportivo brasileiro.
Realizada anualmente, a competição reúne clubes de todo o país em busca do título e da oportunidade de representar o Brasil em competições internacionais.
Além do prestígio, a Copa do Brasil também oferece aos clubes participantes a chance de alcançar uma maior visibilidade, atrair investidores e fortalecer a marca do clube.
Para os torcedores, a Copa do Brasil é um momento de emoção, rivalidade e orgulho, representando a chance de ver seu time do coração brilhar e conquistar um troféu nacional.
Enquanto isso, como anda a Libertadores da América?
O futebol brasileiro mostrou mais uma vez a sua força no esporte tendo pelo terceiro ano consecutivo dois clubes brasileiros na final da libertadores.
Afinal de contas, os grandes times como flamengo que apenas uma semana depois de ser campeão da copa do Brasil, chegava para mais uma final de copa, dessa vez a continental libertadores da América.
Diante do Athlético Paranaense que de modo surpreende derrotou o Palmeiras em pleno Aliánz Park, chega para essa final contra o Flamengo de Dorival Júnior com o moral elevado.
Comandado pelo técnico Luis Felipe Escolari o time do Athlético chega como franco atirador nessa final. Contudo em um jogo duríssimo, o Flamengo derrotava o time de Felipão, após a expulsão do zagueiro Pedro Henrique.
Agora com 1 jogador a mais o flamengo partiria para cima e chegaria com Gabi gol ao seu triunfo, e assim se consagrando pela terceira vez campeão da América. Garantindo ao flamengo o direito de representar o futebol brasileiro no mundial de clubes em fevereiro.
Sul americana
O São Paulo com o elenco menos badalado teve um ano medíocre, depois de ter feito um bom jogo e um resultado expressivo no Morumbi, não segurou a pressão palmeirense em seus domínios.
Então, viu o Palmeiras ser campeão no Aliánz Park. Oscilando no Brasileirão e passeando perto do Z-4, o São Paulo viu na copa sul-americana a possibilidade de salvar o ano de 2022, projetando para 2023 uma libertadores.
Acesso que viria em caso de vitória na competição. Entretanto, o representante do futebol brasileiro na competição, diante do Independente Dell Valle viu o sonho desmoronar. E amargou o vice-campeonato perdendo por dois tentos a zero.
A Segunda Divisão em Foco: A Paixão e Superação na Série B do Futebol Nacional
A serie que dá acesso ao primeiro escalão do futebol brasileiro, teve nesta edição muitos clubes campeões da divisão principal, o que proporcionou bons jogos.
Contudo, foi um campeonato duro e complicado, 2022 teve na série B uma de suas edições mais disputadas. Com o Cruzeiro se sagrando campeão, depois de três anos na série B.
Esse gigante sobre o comando de Ronaldo fenômeno seu presidente, volta à elite do Brasileirão em 2023, acompanhando de grêmio, Bahia e Vasco da gama. Juntos protagonizaram uma série B com muitos altos e baixos.
Esses três últimos, levaram emoção até a últimas rodadas, principalmente para Bahia e Vasco terceiro e quarto colocado na tabela, sendo do Vasco a última vaga. Na série A quem retorna a série B são eles Juventude, Ceará, Atlético Goianiense e Avaí.
Em ano de capa do mundial de seleções, 2023 promete, pois trata-se de um novo ciclo futebolístico mundial, com vários craques podendo aposentarem no decorrer dos anos, quais serão os novos craques do futuro? Quem será o próximo Messi? o próximo CR7? Ou o próximo Neymar? Quais serão os novos protagonistas do futebol brasileiro? Seja como for, o futebol sempre vai brilhar, sobretudo o futebol brasileiro.